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PSICOPEDAGOGIA

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PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA ALCANCE DA SABEDORIA

PREGUNTAS Y RESPUESTAS PARA ALCANCE DE LA SABIDURÍA

QUESTIONS AND ANSWERS TO ACHIEVE WISDOM

(Prof. Pr. Jairo Goncalves) – BH-29/Janeiro/2020.

Todas as perguntas tem respostas subjacentes encobertas, chamadas hipóteses. As respostas só serão sábias e eficazes se ajudarem a descobrir  essas hipóteses. Toda Ciência nasce de perguntas inteligentes, isto é, “nasce da dúvida metódica (Alves, Rubem - “Filosofia da Ciência – Introdução ao Jogo e suas Regras”).

SE a Criança chegar à idade das perguntas (3/4 anos) com estruturas básicas de Inteligência Emocional bem formadas -  e SE os Educadores forem sábios nas respostas (Pv 22:6-método socrático-bíblico) -, a Criança poderá chegar (sem paralisações atrofiantes) à ultima etapa do desenvolvimento psicomental: o Raciocínio Lógico-Formal, capaz de formar a desejada sabedoria da Autonomia Lógico-Moral. Mas, atenção! As importantes e fundamentais Estruturas da Inteligência Emocional e Pré-Lógica são formadas durante a gestação (Sl 51:5), amamentação (Sal 8:2) e educação de berço (Pv 22:6), períodos em que as principais janelas de oportunidade estão abertas, pois, elas se fecham para sempre após os 5/6 anos de idade. E se os avós, pais e professores estiverem “curados” (Ex 20:5; Lm 5:7,10,16) e com sabedoria divina, poderão ajudar a Criança a chegar ao patamar principal e alcançar a “mente de Cristo-Cordeiro (Mt 19:14; Mt 18:6; 1Co 2:16; Is 26:3; Rm 11:33; Col. 2:3). Mas, infelizmente, a maioria dos estudos, ensinamentos e cânticos para Crianças (e para Adultos) se baseiam em verdades incompletas, à luz dos textos do NT: João 16:13; João 5:24; João 10:28-30; João 14:23; 2Pe 1:3. Por exemplo: Emanuel significa Deus-Abba-Cordeiro aqui Conosco (Gl 4:6; Jo 1:29; Mt 1:23) e não “lá nos Céus” que passarão com grande estrondo (Mt 6:9; 2Pe 3:7-12). E pedindo licença (Ap 3:20) não para “ficar mais perto”, e sim, para entrar e morar (para sempre) junto do nosso Espírito-pneuma (Jo 14:23) e não dentro do “coração humano”, que é “enganoso e incorrigível” (Jr 17:9).

Para ser Educador(a) curado(a) e com sabedoria divina (Tg 1:5; 1Co 3:19), é preciso sair da “conversão de alma-psique (Mat. 11:28; Sal. 103; João 4:22; Luc. 22:32b) e experimentar a “conversão de espírito-pneuma (Mt 11:29; Gl 2:20).

(Nota: Mais informações e explicações estão nos livros: “Psicopedagogia Divina Construtivista – Educação Integral Geratriz” e “Evangelho da Glória da Cruz de Cristo – Toda Verdade”, - e em vários artigos escritos em 3 idiomas - publicados e ofertados no Site-guerreiro: https://www.jairogenoma.com.br).

 

(Prof. Pr. Jairo Goncalves) - BH-January, 30 /2020.

All questions have underlying covert answers, called hypotheses. The answers will only be wise and effective if they help to discover these hypotheses. All Science is born from intelligent questions, that is, “it is born from methodical doubt(Alves, Rubem - “Philosophy of Science - Introduction to the Game and its Rules”).

IF the Child reaches the age of questions (3/4 years) with well-formed basic structures of Emotional Intelligence - and IF Educators are wise in their responses (Prov 22:6 - Socratic-Biblical method) - the Child may arrive (without atrophying stoppages) to the last stage of psychomental development: the Logical-Formal Reasoning, capable of forming the desired wisdom of Logical-Moral Autonomy. But, attention! The important and fundamental Structures of Emotional and Pre-Logical Intelligence are formed during pregnancy (Ps 51:5), breastfeeding (Ps 8:2) and cradle’s education (Pv 22:6), periods in which the main windows of opportunity they are open, because they close forever after 5/6 years of age. And IF grandparents, parents and teachers are “healed(Ex 20:5; Lm 5:7,10,16) and with divine wisdom, they can help the Child to reach the main level: the “Mind of Christ-Lamb (Mt 19:14; Mt 18:6; 1Co 2:16; Isa 26:3; Rom 11:33; Col. 2:3). But, unfortunately, most studies, teachings and songs for Children (and for Adult) are based on incomplete truths, in light of this NT texts: John 16:13; John 5:24; John 10:28-30; John 14:23; 2Pe 1:3. For example: Emmanuel means God-Abba-Lamb here with Us (Gal 4:6; John 1:29; Mt 1:23) and not “there in Heaven” that will pass with a great crash (Mt 6:9; 2Pe 3:7 -12); and asking permission (Rev. 3:20) not to “get closer”, but to enter and live (forever) with our Spirit-pneuma (John 14:23), but, not within the “human heart”, which it is “deceitful and incorrigible(Jer 17:9).

To be an Educator healed and with divine wisdom (James 1:5; 1Co 3:19), it is necessary to leave the “soul-psyche conversion(Matt. 11:28; Ps. 103; John 4 :22; Luc. 22:32b) and experience "pneumatic spirit conversion" (Mt 11:29; Gal 2:20).

(Note: More information and explanations are in several articles, written in 3 languages, published and offered on the Site- warrior: https://www.jairogenoma.com.br).

(Prof. Pr. Jairo Goncalves) - BH-29 / Enero / 2020.

Todas las preguntas tienen respuestas subyacentes encubierto, llamadas hipótesis. Las respuestas solo serán sabias y efectivas si ayudan a descubrir estas hipótesis. Toda Ciencia nace de preguntas inteligentes, es decir, "nace de la duda metódica" (Alves, Rubem - "Filosofía de la Ciencia - Introducción al Juego y sus Reglas").

Si el niño alcanza la edad de las preguntas (3/4 años) con estructuras básicas de inteligencia emocional bien formadas, y si los Educadores son sabios en sus respuestas (Prov 22: 6-método bíblico-socrático), el Niño puede llegar (sin paros atrofiantes) a la última etapa del desarrollo psicomental: el razonamiento lógico-formal, capaz de formar la deseada sabiduría de la autonomía lógico-moral. Pero, atención! Las estructuras importantes y fundamentales de la Inteligencia Emocional y prelógica se forman durante el embarazo (Salmo 51:5), la lactancia (Salmo 8:2) y la educación de la cuna (Pv 22:6), períodos en los cuales las principales ventanas de oportunidad están abiertos porque cierran para siempre después de los 5/6 años de edad. Y si los abuelos, padres y maestros son "sanados" (Ex 20:5; Lm 5:7,10,16) y con sabiduría divina, pueden ayudar al Niño a alcanzar el nivel principal que es la "Mente de Cristo-Cordero"(Mt 19:14; Mt 18:6; 1Cor 2:16; Isa 26:3; Rom 11:33; Col.2:3). Pero, desafortunadamente, la mayoría de los estudios, enseñanzas y letras de canciones para niños (y para adultos) se basan en verdades incompletas, a la luz de los textos del NT: Juan 16:13; Juan 5:24; Juan 10: 28-30; Juan 14:23; 2 Pedro 1: 3. Por ejemplo: Emmanuel significa Dios-Abba-Cordero aquí con nosotros (Gl 4:6; Jn 1:29; Mt 1:23) y no "allí en el cielo" que pasará con un gran estruendo (Mt 6:9; 2P. 3:7-12);  y pidiendo permiso (Ap. 3:20) no para "acercarse", sino, para entrar y vivir para siempre con nuestro Espíritu-pneuma (Juan 14:23) y no dentro del "corazón humano", que es "engañoso e incorregible" (Jr 17: 9).

Para ser un educador sanado y con sabiduría divina (Stg 1:5; 1Cor 3:19), es necesario dejar la "conversión de alma-

psique" (Mt 11:28; Sl 103; Jn 4 :22; Lc 22:32b) y experimente la "conversión del espíritu- pneuma" (Mt 11:29; Gl 2:20).

(Nota: Más información y explicaciones están en los libros: "Psicopedagogía constructivista - Educación integral Geratriz" y "Evangelio de la Gloria de la Cruz de Cristo - Toda la verdad", - y en varios artículos escritos en 3 idiomas - publicados y ofrecidos en el Sitio- guerrero: https://www.jairogenoma.com.br).

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