ARTIGOS

PSICOPEDAGOGIA

55000

MEMÓRIA e ESQUECIMENTO

MEMORIA Y OLVIDACIÓN

MEMORY and FORGETTING

Prof. Pr. Jairo Goncalves – BH-21/Fevereiro/2020.

Memória cerebral é a capacidade de adquirir, armazenar e lembrar informações. Há memórias implícita e explícita, de curto e de longo prazo. O Profeta exclamou: “Minha alma se lembra e se abate dentro de mim” (LmJr 3:20). Cristo-Cordeiro ensinou: “Fazei isto (Santa Ceia) em memória de Mim(Lc 22:19).

  1. Memória implícita (de procedimento), governada pelo sistema nervoso reflexo, que energiza as capacidades sensório-motoras dos automatismos ou habilidades inatas repetitivas (respirar; reflexos de Moro e Babinsky; batimentos cardíacos; movimentos fisiológicos; espirrar, tossir, dispnéia; etc), adquiridas pelo condicionamento reflexo. Estudos científicos e bíblicos indicam que essas habilidades inatas formam o Inconsciente que tem dupla face: a herdada (memória remota; síndromes e distúrbios psicomentais; maldições hereditárias; partículas de enfermidades malignas familiares - Êx. 20:5; Dt 23:2; LmJr 5:7,10,16) e a congênita (memória infantil embrionária - Sl 8:2).
  2. Memória explícita (declarativa), governada pelo sistema nervoso central, armazena e evoca informações pelo processo de condicionamento operante (interação: Sujeito↔Objeto↔Sujeito). Esse tipo de memória é levado ao nível consciente através de proposições verbais, imagens, sons; etc. A memória declarativa inclui a memória episódica - fatos vivenciados pela pessoa, e a memória semântica - informações adquiridas pela transmissão do Saber Cultural: linguagens oral, escrita, áudio-visual.
  3. Memória de curto e longo prazo (tempo de armazenamento). As memórias de curto e longo prazo tem relação direta com o tipo de construção das estruturas fundamentais do pensamento e raciocínio lógico, que respondem pelas otimizações ou paralisações das aprendizagens específicas e capacitações técnico-tecnológicas. A construção estrutural básica dessas estruturas ocorre durante a gestação e amamentação, que são os períodos fundamentais em que estão abertas as principais janelas de oportunidade (que se fecham aos 5/6 anos). As janelas da leitura e escrita se fecham aos 10 anos de idade.
  4. Esquecimento. Por causa do passar dos anos e outros motivos, a memória cerebral sofre perdas que geram amnésias ou esquecimentos. Algumas amnésias resultam de bloqueios psicomentais que podem ser mais ou menos acentuados de acordo com problemas de estruturação básica da inteligência emocional durante a gestação e amamentação (fragilidades durante a formação da memória genética: remota e infantil).

(Nota: Mais informações, no “Projeto GenomaPsicopedagógico e Bíblico”, praticado na Clínica da Alma e do Espírito da Missão Vidas  para “Cura e Libertação de Crianças e Famílias” e nos livros e artigos publicados no site-guerreiro: htttps://www.jairogenoma.com.br).

Prof. Pr. Jairo Gonçalves - BH-21 / February / 2020.

Brain memory is the ability to acquire, store and remember information. There are implicit and explicit; short and long term memories. The Prophet exclaimed, "My soul remembers and falls within me" (LmJr 3:20). Christ-Lamb taught: "Do this (Holy Supper) in remembrance of Me" (Luke 22:19).

1. Implicit memory (procedural), governed by the reflex nervous system, which energizes the sensorimotor capacities of automatisms or repetitive innate abilities (breathing; Moro and Babinsky reflexes; heartbeat; physiological movements; sneezing, coughing, dyspnea, etc.), acquired by reflex conditioning. Scientific and biblical studies indicate that these innate abilities form the Unconscious that has a double face: the inherited (remote memory; syndromes and psychomental disorders; hereditary curses; particles of familiar malignant diseases - Ex. 20:5; Deut 23:2; LmJr 5:7,10,16) and the congenital (embryonic childhood memory - Ps 8: 2).

2. Explicit memory (declarative), governed by the central nervous system, stores and evokes information through the operant conditioning process (interaction: Subject↔Object↔Subject). This type of memory is brought to the conscious level through verbal propositions, images, sounds; etc. Declarative memory includes episodic memory - facts experienced by the person; and semantic memory - information acquired through the transmission of Cultural Knowledge: oral, written, audio-visual languages.

3. Short and Long Term memory (storage time). Short and Long-term memories are directly related to the type of construction of the fundamental structures of thought and logical reasoning, which account for the optimizations or paralyzes of specific learning and technical-technological capabilities. The basic structural construction of these structures occurs during pregnancy and breastfeeding, which are the fundamental periods when the main windows of opportunity are open (which close at 5/6 years). Reading and writing windows close at 10 years of age.

4. Forgetfulness. Because of the passing of years and other reasons, brain memory suffers losses that generate amnesia or forgetfulness. Some amnesias result from psychomental blocks that can be more or less accentuated according to problems of basic structuring of emotional intelligence during pregnancy and breastfeeding (weaknesses during the formation of genetic memory: remote and infant).

(Note: More information can be found in the “Genome Project - Psychopedagogical and Biblical”, practiced at the Clínica da Alma e do Espírito da Missão Vidas for “Healing and Liberation of Children and Families” and explained in the books and articles published and offered on the website-warrior: htttps://www.jairogenoma.com.br).

Prof. Pr. Jairo Gonçalves - BH-21 / Febrero / 2020.

La memoria cerebral es la capacidad de adquirir, almacenar y recordar información. Hay recuerdos implícitos y explícitos, a corto y largo plazo. El Profeta exclamó: "Lo tendré aún en memoria, porque mi alma está abatida dentro de mi(LmJr 3: 20). Cristo Cordero enseñó: "Hacedo esto (Santa Cena) en memoria de mí" (Lucas 22:19b).

1.Memoria implícita (de procedimiento), gobernada por el sistema nervioso reflejo, que energiza las capacidades sensoriomotoras de automatismos o habilidades innatas repetitivas (respiración; reflejos de Moro y Babinsky; batimientos cardíacos; movimientos fisiológicos; estornudos; tos; tics; disnea, etc.) ), adquirido por condicionamiento reflejo. Los estudios científicos y bíblicos indican que estas habilidades innatas forman el inconsciente que tiene una doble cara: la herencia (memoria remota; síndromes y trastornos psicomentales; maldiciones hereditarias; partículas de enfermedades malignas familiares - Ex. 20: 5; Dt 23:2; LmJr 5 :7,10,16) y congénito (memoria embrionaria de la infancia - Sal 8: 2).

2.Memoria explícita (declarativa), gobernada por el sistema nervioso central, almacena y evoca información a través del proceso de condicionamiento operante (interacción: Sujeto↔Objecto↔Sujeto). Este tipo de memoria se lleva al nivel consciente a través de proposiciones verbales, imágenes, sonidos; etc. La memoria declarativa incluye memoria episódica (hechos experimentados por la persona) y memoria semântica: información adquirida a través de la transmisión del Conocimiento Cultural: lenguajes orales, escritos y audiovisuales.

3.Memoria a Corto y Largo Plazo (tiempo de almacenamiento). Los recuerdos a corto y largo plazo están directamente relacionados con el tipo de construcción de las estructuras fundamentales del pensamiento y el razonamiento lógico, que explican las optimizaciones o paralizaciones del aprendizaje específico y de las capacidades técnico-tecnológicas. La construcción estructural básica de estas estructuras ocurre durante el embarazo y la lactancia, que son los períodos fundamentales cuando las principales ventanas de oportunidad están abiertas y que cierran a los 5/6 años. Las ventanas de lectura y escritura cierran a los 10 años de edad.

4.Olvido. Debido al paso de los años y otras razones (enfermedades, adicciones, tensiones), la memoria cerebral sufre pérdidas que generan amnesia o olvido. Algunas amnesias son el resultado de bloqueos psicomentales que se pueden acentuar más o menos de acuerdo con los problemas de estructuración básica de la inteligencia emocional durante el embarazo y la lactancia (debilidades durante la formación de la memoria genética: remota e infantil).

(Nota: se puede encontrar más información en el "Proyecto Genoma - Psicopedagógico y Bíblico", practicado en la Clínica da Alma e Espírito da Missão Vidas para "Sanación y Liberación de Niños y Familias", y explicado en los libros y artículos publicados y ofrecidos en el websitio-guerrero: htttps://www.jairogenoma.com.br).

Voltar