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RELIGIÃO

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CULTURA - CIENCIA - RELIGIÓN

CULTURA - CIENCIA - RELIGIAO

CULTURE - SCIENCE - RELIGION

(Prof. Pr. Jairo Goncalves) – BH/29/Julho/2020

Cultura é conjunto de conhecimentos, artes, crenças, leis, usos e costumes, que caracteriza um Povo, uma Sociedade; tem sentido duplo: cultivo (Agricultura) e culto (Religião). Ciência é conhecimento interpretativo dos fatos pelo método (metá+òdos - caminho) de relacionar causa e efeito. Religião é religação com a Divindade.

Os Conhecimentos são idéias interpretativas humanas (húmus) e nascem de mitologias e ficções. “Não será verdade que cada Ciência, no fim, se reduz a um certo tipo de mitologia?” (S, Freud). O primeiro passo da Ciência é a pressuposição que nasce da indagação metódica (Por quê?; Para quê?). O primeiro passo da Religião é a .  Anselmo (teólogo medieval) afirmava: “Creio para entender(“Credo ut intelligam”). O Ap. Paulo chamou as mitologias religiosas de fábulas e desaprovou as fábulas judaicas (Tt 1:14; 2Tm 4:4. Exemplos: Isaías 45:7; Prov. 16:4; Prov. 22:2). O senso comum da Cultura popular induz que não precisamos pensar, ter cuidados e criar, pois, há pessoas competentes, com raciocínio lógico matemático, para nos proteger, explicar tudo e nos ensinar. E assim acontece com a Cultura Religiosa popular: só precisamos crer e obedecer, fiel e cegamente, pois, há pessoas com iluminação, unção e autoridade divinas(sic) para religar-nos (religião) com Deus e educar (Pv 22:6). Mas, conforme os significados de Educatio (alimentar; amamentar) e Educere (tirar de dentro; liberar; libertar; inter-agir), Educar não é ensinar conhecimentos prontos para consumo. Até porque: “Ninguém ensina ninguém, porque ninguém aprende nada inteiramente novo(Jean Piaget).

Papagaio aprende a falar várias línguas, mas, continua papagaio. A jumenta do profeta Balaão recebeu dois dons (visão e língua) e continuou mula (Nm 22:27,28; Sl 32:9; João 3:6,7).

 (Nota: Mais explicações estão no livro: “Filosofia da Ciência – Introdução ao Jogo e Suas Regras” [ALVES, Rubem - 9ª Ed., Editora Brasiliense; 1986], que usei durante 34 anos nas aulas de “Metodologia do Trabalho Científico” e “Cultura Religiosa” [na PUC/Minas e UNIPAC]. Mais revelações, no meu livro-manual: ”Psicopedagogia Divina Construtivista – Educação Integral Geratriz”, publicado no Site-guerreiro [Jd 3; Mt 10:34]:<https://www.jairogenoma.com.br; e em vários artigos [Secção PSICOPEDAGOGIA], escritos em 3 idiomas. Em anexo, artigo destaque: “Cultura Religiosa – Deus Abba e Deus Mamon).

(Prof. Pr. Jairo Gonçalves) - BH / July, 30 / 2020

Culture is a set of knowledge, arts, beliefs, laws, uses and customs, which characterize a People, a Society; has a double meaning: cultivation (Agriculture) and Cult (Religion). Science is interpretive knowledge of facts by the method (metá-òdos - path) of relating cause and effect. Religion is reconnection with Divinity.

Knowledge is human (humus) interpretive ideas and is born from mythologies and fictions. "Isn't it true that each Science, in the end, is reduced to a certain type of mythology?" (S, Freud). The first step of Science is the assumption that arises from methodical inquiry (Why ?; For what?...). The first step of Religion is Faith. Anselmo (medieval theologian) stated: "I believe to understand" ("Credo ut intelligam"). Ap. Paul called religious mythologies of fables and disapproved of Jewish fables (Titus 1:14; 2Tim 4:4. Examples: Isaiah 45:7; Prov. 16:4; Prov. 22:2). The common sense of popular culture means that we do not need to think, be careful and create, because there are competent people , with logical mathematical reasoning, to protect us, explain everything and teach us. And so it is with popular Religious Culture: we just need to believe and obey, faithfully and blindly, because there are people with divine enlightenment, anointing and authority (sic) to reconnect (religion) with God and educate (Prov 22:6). But, according to the meanings of Educatio (feeding; breastfeeding) and Educere (taking out; releasing; inter-acting), Educating is not teaching knowledge ready for consumption. Especially because: “Nobody teaches anyone, because nobody learns anything entirely new(Jean Piaget).

Parrot learns to speak several languages, but, continues parrot. The donkey of the prophet Balaam received two gifts (vision and tongue) and remained a mule (Num 22:27,28; Ps 32:9; John 3:6,7).

(Note: More explanations are in the book: “Philosophy of Science - Introduction to the Game and Its Rules” [ALVES, Rubem - 9th Ed., Editora Brasiliense; 1986], which I used for 34 years in the classes of “Methodology of Scientific Work” and “Religious Culture” [at PUC/Minas and UNIPAC]. More revelations in my textbook: ”Constructivist Divine Psychopedagogy - Integral Education Geratriz”, published on warrior-Site [Jd 3; Mt 10:34]: <https://www.jairogenoma.com.br>, and in several articles [Section PSYCHOPEDAGOGY], written in 3 languages. Attached, highlighted article: “Religious Culture - God Abba and God Mamon).

(Prof. Pr. Jairo Gonçalves) - BH-03/Marzo/2020

Cultura é conjunto de conhecimentos, artes, crenças, leis, usos e costumes, que caracteriza um Povo, uma Sociedade; tem sentido duplo: cultivo (Agricultura) e culto (Religião). Ciência é conhecimento interpretativo dos fatos pelo método (metá+òdos - caminho) de relacionar causa e efeito. Religião é religação com a Divindade.

Os Conhecimentos são idéias interpretativas humanas (húmus) e nascem de mitologias e ficções. “Não será verdade que cada Ciência, no fim, se reduz a um certo tipo de mitologia?” (S, Freud). O primeiro passo da Ciência é a pressuposição que nasce da indagação metódica (Por quê?; Para quê?). O primeiro passo da Religião é a .  Anselmo (teólogo medieval) afirmava: “Creio para entender(“Credo ut intelligam”). O Ap. Paulo chamou as mitologias religiosas de fábulas e desaprovou as fábulas judaicas (Tt 1:14; 2Tm 4:4. Exemplos: Isaías 45:7; Prov. 16:4; Prov. 22:2). O senso comum da Cultura popular induz que não precisamos pensar, ter cuidados e criar, pois, há pessoas competentes, com raciocínio lógico matemático, para nos proteger, explicar tudo e nos ensinar. E assim acontece com a Cultura Religiosa popular: só precisamos crer e obedecer, fiel e cegamente, pois, há pessoas com iluminação, unção e autoridade divinas(sic) para religar-nos (religião) com Deus e educar (Pv 22:6). Mas, conforme os significados de Educatio (alimentar; amamentar) e Educere (tirar de dentro; liberar; libertar; inter-agir), Educar não é ensinar conhecimentos prontos para consumo. Até porque: “Ninguém ensina ninguém, porque ninguém aprende nada inteiramente novo(Jean Piaget).

Papagaio aprende a falar várias línguas, mas, continua papagaio. A jumenta do profeta Balaão recebeu dois dons (visão e língua) e continuou mula (Nm 22:27,28; Sl 32:9; João 3:6,7).

 (Nota: Mais explicações estão no livro: “Filosofia da Ciência – Introdução ao Jogo e Suas Regras” [ALVES, Rubem - 9ª Ed., Editora Brasiliense; 1986], que usei durante 34 anos nas aulas de “Metodologia do Trabalho Científico” e “Cultura Religiosa” [na PUC/Minas e UNIPAC]. Mais revelações, no meu livro-manual: ”Psicopedagogia Divina Construtivista – Educação Integral Geratriz”, publicado no Site-guerreiro [Jd 3; Mt 10:34]:<https://www.jairogenoma.com.br; e em vários artigos [Secção PSICOPEDAGOGIA], escritos em 3 idiomas. Em anexo, artigo destaque: “Cultura Religiosa – Deus Abba e Deus Mamon).

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