ARTIGOS

PSICOPEDAGOGIA

178000

ENSINO E APRENDIZAGEM - EQUIVOCOS E ACERTOS

ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE - Errores y Correcciones

TEACHING AND LEARNING - MISTAKES AND ACHIEVEMENTS

(Prof. Jairo Goncalves) – BH/09/Novembro/2020.

É crença geral que, “sem Ensino, não há Aprendizagem”. Crença equivocada, porque a Aprendizagem eficaz só acontece se Aluno tem competência para Aprender e não se o Professor tem eficiência para Ensinar.

A Aprendizagem eficaz não depende do Ensino eficiente e sim, da formação básica e desenvolvimento fundamental das estruturas mentais, emocionais, morais e espirituais do Aluno. E essas estruturas básicas acontecem durante a Gestação, Amamentação e Educação de Berço, períodos-chave, porque somente neles estão abertas as janelas de oportunidade para formação e desenvolvimento dessas estruturas, conforme postulam as Psicopedagogias Científica e Bíblica (Sal 51:5; Sal 8:2; Pv 22:6). Depois dos 6/7 anos de idade essas janelas se fecham para sempre, quanto à criação de novas estruturas. Embora aconteçam mudanças de comportamento depois dessa idade, essas mudanças, temporárias, não indicam que houve mudança estrutural da mente (psique, alma, coração) e do espírito (pneuma) do Sujeito. Essa “verdade”, ainda desconhecida, explica os porquês do “fracasso” da Educação Escolar (altos índices de evasão, repetência e analfabetismo funcional) e o interminável “conflito” entre a Polícia que prende, por mau comportamento e o Juiz que solta, por bom comportamento. Outro equívoco é pensar que eficiência é o mesmo que eficácia. Aprendizagem e Educação Eficazes que otimizam as futuras aprendizagens, estão no método e princípios do Construtivismo Sócio-Interacionista (J.Piaget, H.Wallon, L.Vygotsky), tais como: Ninguém ensina ninguém, porque ninguém aprende nada inteiramente novo(Jean Piaget). Todos nascem com conhecimentos instintivos, relacionados com as Memórias Genética, Remota e Infantil do Inconsciente Coletivo (S.Freud e C.Young). Quando se ensina a uma Criança “conhecimento pronto” (exemplo: decorar a tabuada), ela fica impedida de (re)inventar e (re)criar; fica atrofiada (paralisada) na formação e desenvolvimento das suas estruturas mentais, emocionais e espirituais. O Ensino de “conhecimentos prontos para memorização e consumo(Behaviorismo) - vigente, até hoje, nos Lares e Pré-Escolas -, impede a criação e pleno desenvolvimento das estruturas psicomentais e espirituais da Criança. “Os Conhecimentos nascem da adequada Interação (ação entre) Sujeito e Objeto(S↔O↔S).

Mudanças de comportamento não indicam que houve mudanças nas estruturas básicas, construídas no útero e colo maternos e no berço paterno. Por isso, o primeiro e mais importante de todos os Ministérios é cuidar da mulher grávida (Ap 12:4; Sl 51:5; Sl 8:2; Lc 1:41-44; 2Tm 1:5). "É melhor evitar do que remediar".

(Nota: Fui Professor Psicopedagógico e Epistemólogo durante 34 anos, na PUC/Minas [27 anos] e na UNIPAC [07 anos]. Sou Teólogo-Pastor desde 1958 [STBSB/RJ] e Diretor da Clínica da Alma e do Espírito da Missão Vidas, há 17 anos. No meu livro inédito: “Psicopedagogia Divina Construtivista – Educação Integral Geratriz” se encontram mais informações e revelações sobre o assunto em tela; e nos outros livros e vários artigos [escritos em 3 idiomas], nas quatro Secções: Biologia, Psicopedagogia, Religião e Teologia -, tudo publicado e oferecido gratuitamente no meu Site-guerreiro [Jd 3; Mt 10:34-36; Ef 6:17b]: <https://www.jairogenoma.com.br>. Artigo complementar: “A Aritmética não é Matemática”, publicado na Secção “Psicopedagogia”).

(Prof. Jairo Goncalves) - BH November, 09 / 2020.

It is a general belief that “without Teaching, there is no Learning”. Wrong belief, because Learning only happens if the Student is competent to Learn and not if the Teacher is efficient to Teach.

Effective Learning does not depend on efficient Teaching; but, depend on basic creation and fundamental development of the Student's mental, emotional, moral and spiritual structures. And these basic structures take place during Pregnancy, Breastfeeding and Cradle Education, key periods, because only in them are open the windows of opportunity for the formation and development of these structures, as postulated by Scientific and Biblical Psychopedagogies (Ps 51:5; Ps 8:2; Pr 22:6). After the age of 6/7, these windows are closed forever for creating new structures. Although changes in behavior occur after that age, these temporary changes do not indicate that there has been a structural change in the Subject's mind (psyche, soul, heart) and spirit (pneuma). This “truth”, still unknown, explains the reasons for the “failure” of School Education (high levels of dropout, repetition and functional illiteracy) and the endless conflict between the Police who arrest for bad behavior and the Judge who releases, for good behavior. Another misconception is to think that efficiency is the same as effectiveness. Effective Learning and Education that optimize future learning, are in the Method and Principles of Socio-Interactionist Constructivism (J.Piaget, H.Wallon. L.Vygotsky), such as: “Nobody teaches anyone, because nobody learns anything entirely new(Jean Piaget). Everyone is born with instinctive knowledge, related to the Genetic, Remote and Infantile Memories of the Collective Unconscious (S.Freud and C.Young). When a Child is taught “ready knowledge(example: decorate the multiplication table), he is prevented from (re)inventing and (re)creating; she is stunted (paralyzed) in the formation and development of her mental, emotional and spiritual structures. The teaching of “knowledge ready for memorization and consumption (Behaviorism) in force, today, in Homes and Pre-Schools -, prevents the creation and full development of the Child's psychomental and spiritual structures. “Knowledge is born from the right Interaction (action between) Subject and Object” (S↔O↔S).

Changes in behavior do not indicate that there were changes in basic structures. Therefore, the first and most important of all Ministries is to take care of the pregnant woman (Rev. 12:4; Ps 51:5; Ps 8:2; Luke 1:41-44; 2 Tim 1:5).

(Note: I was a Psychopedagogical Professor and Epistemologist, for 34 years, at PUC/Minas [27 years] and at UNIPAC [07 years]. I have been a Pastor-Theologian since 1958 [STBSB/RJ] and Director of Clínic of the Sound and Spírit - Life Mission, 17 years ago. In my unpublished book: “Psychopedagogy Divine Constructivist - Integral Education Generatrix” you will find more information and revelations on the subject on screen; and in the other books and several articles [written in 3 languages], in the four Sections: Biology, Psychopedagogy, Religion and Theology - all published and offered for free on my Site-warrior [Jd 3; Mt 10:34-36; Eph 6:17b]: ). Complementary article:  Arythmetic is not Matematic”, published in Section

Psychopedagogy).

(Prof. Jairo Goncalves) - BH / 09/Noviembre/2020.

Hay una creencia generalizada que “sin Enseñanza no hay Aprendizaje. Creencia errónea, porque el Aprendizaje solo ocurre si el Estudiante es competente para Aprender y no si el Maestro es eficiente para Enseñar.

El Aprendizaje efectivo no depende de la Enseñanza eficiente, sino de la formación básica y el desarrollo fundamental de las estructuras mentales, emocionales, morales y espiritual del Alumno; y estas estructuras básicas se dan durante el Embarazo, Lactancia y Educación de Cuna. Estos periodos son clave, porque solo en ellos se abren las ventanas de oportunidad para la formación y desarrollo de estas estructuras, como postulan las Psicopedagogías Científica y Bíblica (Sal 51:5; Sal 8:2; Pr 22:6). Después de los 6/7 años, estas ventanas se cierran para siempre; no hay más creación de nuevas estructuras. Aunque los cambios del comportamiento ocurren después de esa edad, estos cambios temporales no indican que sean el resultado de cambio estructural en la mente (psique, alma, corazón) y espíritu (pneuma) del Sujeto. Esta “verdad”, aún desconocida, explica los motivos del “fracaso” de la Educación Escolar (altos niveles de deserción, repetición y analfabetismo funcional) y el interminable “conflicto” entre la Policía que arresta, por mala conducta y el Juez que libera, por buen comportamiento. Otro error, es pensar que eficiencia es lo mismo que eficacia. El Aprendizaje y Educación efectivos que optimizan las Aprendizajens futuras, están en el método y los principios del Constructivismo Socio-Interaccionista (J.Piaget, H.Wallon, L.Vygotsky), tales como: “Ninguno enseña a nadie, porque ninguno aprende nada completamente nuevo(JP). Todos nacen con conocimientos instintivos, relacionados con las Memorias Genéticas, Remotas e Infantiles del Inconsciente Colectivo (S.Freud y C.Young). Cuando se enseña a un Niño "conocimientos terminados" (ejemplo: decorar la tabla de multiplicar), se le impide (re)inventar y (re)crear; ella se queda atrofiada (paralizada) en la formación y desarrollo de sus estructuras mentales, emocionales y espirituales. La enseñanza del “conocimiento listo para el consumo(Conductivismo), vigente hoy en Hogares y Preescolas - impide la creación y pleno desarrollo de las estructuras psicomentales y espirituales del Niño. “El conocimiento nace de la adecuada interacción (acción entre) Sujeto y Objeto(S↔O↔S).

Los “cambios de comportamiento” no indican que hubo cambios en las estructuras básicas, construidas en el útero y cuello-madre y en la cuna-padre. Por lo tanto, el primer y más importante de todos los Ministerios es cuidar de la mujer embarazada (Ap. 12:4; Sal. 51:5; Sal. 8:2; Lucas 1:41-44; 2 Tim. 1:5).

(Nota: Fuí Profesor Psicopedagógico y Epistemólogo durante 34 años, en la PUC/Minas [27 años] y en UNIPAC [07 años]. Soy Pastor-Teólogo desde 1958 [STBSB/RJ] y Director de la Clínica del Alma y del Espírito de la Missión Vidas, hace 17 años. En mi libro inédito: “Psycopedagogia Divina Constructivista - Educación Integral Geratriz”, si encuentran más información y revelaciones sobre esto asunto, y en los otros libros y varios artículos [escritos en 3 idiomas], en las cuatro Secciones: Biología, Psicopedagogía, Religión y Teología - todas publicadas y ofrecidas de forma gratuita en mi Site-guerrero [Jd 3; Mt 10:34-36; Ef 6:17b]: <https://www.jairogenoma.com.br>). Artículo complementario: “La Aritmética no es Matemática”, publicado en la Sección “Psicopedagogía”).

Voltar