ARTIGOS

PSICOPEDAGOGIA

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MOTIVATION FOR LIFE VICTORIOUS

MOTIVAÇÃO PARA A VIDA VITORIOSA

MOTIVACIÓN PARA LA VIDA VICTORIOSA

Prof. Dr. Jairo Gonçalves (Setembro/2016).

Um engenheiro-chefe (que também era formado em Psicologia Social) ficou observando com que tipo de motivação os operários realizavam as tarefas pesadas na construção de um edifício.

Chamou sua atenção o modo alegre e prestativo com que um jovem trabalhava. Os outros ajudantes e pedreiros trabalhavam desanimados, olhando para o relógio, pensando na hora de largar o serviço para gozar o prazer dos bares (happy hour), do futebol, do sexo e do sono.

Para descobrir porque esse jovem trabalhava diferente, o engenheiro fez a seguinte pergunta para cada operário: - O que é que você está fazendo?

Só ouviu respostas cansadas: “Estou carregando esta areia... esta massa... estes tijolos”. “Estou pondo estes pesados blocos, um encima do outro”. Mas, quando fez a mesma pergunta para o jovem sempre animado, ele soltou o carrinho de mão cheio de entulho, apontou para a foto da maquete do prédio e, com semblante alegre, respondeu:

- “Eu estou ajudando a construir esta linda catedral”.
- E o que é que você costuma fazer, ao terminar o expediente?
- Vou direto estudar. Estou fazendo um curso técnico supletivo.

O engenheiro agradeceu, elogiou o rapaz e se retirou pensando:

- Esse “peão” ajudante tem personalidade de “empreendedor”.

E o engenheiro acertou.  Oito anos mais tarde, esse jovem recebeu o título de doutor, com prêmios e elogios por ter sido um dos melhores alunos da turma de Engenharia. Seus pais, irmãos, colegas e engenheiros, o aplaudiram de pé.  

Em algumas comunidades judaicas os pais chamam os filhos de “doutor”, desde a infância: demonstram amor, confiança e total responsabilidade pelo futuro dos filhos (Dt 6:6-9; Pv 22:6; Sl 8:2). Quando perguntam pelo nome, a criança responde, confiante: “Sou o(a) doutor(a)...”. Isso pode explicar porque, em geral, “todo judeu é inteligente, inventivo e tem dinheiro”.

  • ► ACHAR E SENTIR PRAZER NAS TAREFAS DIFÍCEIS (trabalho duro; perdoar quem nos maltrata; etc), é o SEGREDO de quem encontrou a saúde, paz e alegria mental e espiritual nesta vitória que vence o Mundo (1Jo 5:4), em qualquer circunstância (Sl 23:4): a verdadeira Fé no Deus-Abba (Gl 4:6) e no Filho-Cordeiro (1Pe 1:18-20; Ap 13:8).

(Nota: Mais informações, nos livros: “Psicopedagogia Divina Construtivista” e “Evangelho da Glória da Cruz de Cristo-Cordeiro”, publicados no site revolucionário: www.jairogenoma.com.br).

Prof. Dr. Jairo Gonçalves (Setembro/2016).

A Engineer (who was also trained in Social Psychology) watched that kind of motivation the workers carried out the heavy task in construction of building.

Caught his attention the cheerful and diligent manner in which a young man worked, a very different way from other employees, who worked discouraged, thinking only in hour to leave work and enjoy the pleasure of the bars (happy hour), football, sex and sleep. To find out why this young man worked differently, the Engineer approached each worker in action with this question:

- What are you doing?

Only heard tired answers: "I am carrying this sand ... this mass ... these heavy bricks”. "I'm putting these heavy blocks, one on top of another". But, when asked the same question to the young always excited, the boy dropped the barrow full of rubble, pointed to the model building and with cheerful countenance, replied:

- "I'm helping to build this beautiful cathedral."

  - And what do you usually do, when the work day ends?

- I'll get right to study. I'm doing a supplementary technical course.

The engineer thanked, praised the boy and left thinking:

- This pawn has personality of entrepreneur.

And the engineer was not wrong. Eight years later, the young man received the title of doctor, with awards and accolades for being one of the best students of the Engineering class. His parents, siblings, peers and engineers, applauded de young engineer  standing.

In some communities (judías, for example), parents call their children "doctor" from childhood. These parents, under divine wisdom, are declaring love, trust and total responsibility for the future of the children (Dt 6:6-9; Pv 22: 6; Ps 127:3; Ps 8: 2). When someone asks by name, the child answer: "My name is Doctor …". (Note:  “Why it is that every Jew is smart, inventive and has money?). 

  • FINDING AND FEEL PLEASURE IN THE TASKS DIFFICULT (hard work, love and forgive whom we mistreat; etc.), is the SECRET of who has health, peace and mental and spiritual joy, to live this Victory that overcomes the world (1John 5:4), under any circumstances (Sl 23:4): is the true faith in God-Abba (Gl 4:6) and the Son-Lamb (1Peter 1:18-20; Ap 13:4).

Note: More information on the books: "Divine Constructivist Psychology" and "Gospel of the Glory of the Cross of Christ the Lamb", published in the revolutionary site: www.jairogenoma.com.br.

Prof. Dr. Jairo Gonçalves (Setembro/2016).

Un Ingeniero civil (que también fue entrenado en la Psicología Social) se hizo uma encuesta para averiguar con que tipo de motivación los trabajadores llevaron a cabo la tarea pesada en la construcción de un edificio importante.

Se le llamó su atención la manera alegre y diligente que el joven hizo su trabajo. Era una forma muy diferente de otros que trabajaban desanimado, pensando más tiempo para terminar la jornada laboral a experimentar el placer de las barras (happy hour), el fútbol, el sexo y el sueño.

Para saber por qué este joven trabajó de manera alegre y animada, el Ingeniero se acercó a cada trabajador en la acción con esta pregunta:

- ¿Qué haces?

Sólo oído respuestas cansados: "Estoy llevando esta arena ... esta masa ... estos ladrillos muy pesada"; "Estoy poniendo estos bloques pesados, uno encima de otro". Pero cuando se hizo la misma pregunta a lo jóven siempre alegre, el muchacho dejó caer la carretilla llena de escombros, señaló la maqueta del edificio y con semblante alegre, respondió:

- "Estoy ayudando a construir esta hermosa catedral".

- Y ¿qué es lo que suele hacer, al final de la jornada laboral?

- Voy a ir directo al estudiar. Estoy haciendo un curso de técnica complementaria.

El Ingeniero agradeció, alabó el jóven y se alejó com este pensamiento:

- Este ayudante peón tiene personalidad de empresario.

Y el Ingeniero no estaba equivocado. Ocho años más tarde, el joven recibió el título de doctor, con premios y reconocimientos por ser uno de los mejores alumnos de la Faculdad de Ingeniería. Sus padres, hermanos, compañeros e ingenieros aplaudieron el joven de pie.

Em comunidades judías, los padres llaman a sus hijos de "doctor", desde la infancia Ellos enseñan a los niños que respondan asi, cuando se les pregunta por su nombre: "Mi nombre es doctor Pablito"; “Mi llamo doctora Estelita". Estos padres están demostrando amor y responsabilidade total por el futuro de sus niños (Pv 22:6). Los hijos son herencia de Jehová (Sl 127:3; Sl 8:2)

  • Buscar y conocer el placer en el desempeño de las tareas difíceles (trabajo duro; amar y perdonar los que nos maltratan; etc), es el secreto de quién tiene la salud, la paz y la alegría mental y espiritual de la victoria que vence al Mundo, en cualquer circunstancia: la Fe verdadera en el Dios-Abba y su Hijo-Cordero  (1Jn 5:4; Gl 4:6;1Pe 1:18-23).

Nota: Más informaciones, en los libros: “Psicopedagogia Divina Constructivista” y “Evangelio de la Glória de la Cruz de Cristo-Cordero”, publicados en el sitio revolucionaria: www.jairogenoma.com.br.

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