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MOTIVATION OF SOUL AND MOTIVATION OF SPIRIT - TWO TYPES OF CHRISTIANS

MOTIVAÇÕES de ALMA e de ESPÍRITO - DOIS TIPOS DE CRISTÃO

MOTIVACIÓN DE ALMA (psique) Y MOTIVACIÓN DE ESPÍRITU (Pneuma) - DOS TIPOS DE CRISTIANOS

Prof. Jairo Gonçalves- Setembro/2016

Motivação (do latim movere) é a força de vontade que move o sujeito para atingir o objeto desejado. Essa força ou energia nasce da ”tensão emocional das necessidades”.  As necessidades são inatas (instintivas, reflexas) e adquiridas (aprendidas, reflexivas).

  Toda criança nasce desejante; depois, se torna pensante. Por isso, a tese: “Penso, logo existo” (com que Descartes definiu a consciência existencial), cedeu lugar para outra tese: “Sinto, logo existo” (Paschal - “O coração tem razões que a própria razão desconhece”). “O Homem é um eterno peregrino do desejo” (Psicanálise).

  • Motivação e Desejo conjugados, geram tensão emocional da necessidade (energia), que é a “força de vontade”(vulgarmente chamada de paixão e tesão). Motivação e desejo conjugados movem o Sujeito até ele atingir o Objeto que satisfaça seus apetites e tragam alívio das tensões das necessidades. Quando o objetivo atingido satisfaz, o Sujeito volta ao estado de repouso (equilíbrio); quando não satisfaz, o Sujeito experimenta a frustração que gera ansiedade. Se o Sujeito for fraco de espírito, a ansiedade levará a angústia que, se não for tratada adequadamente, levará à depressão.

Segundo as teorias do Interacionismo (ação entre, conf. Piaget, Wygotsky, Wallon), a força maior que faz o sujeito desejar e buscar o objeto (conhecimento e satisfação) vem de dentro do sujeito, e não do objeto externo. Isso condiz com a tese piagetiana: “A rigor, não são os estímulos externos que fazem o sujeito agir/reagir”, e sim, o quantum de encaixes internos o Sujeito tem para que esses estímulos sejam atraentes, assimilados e se tornem energia interna motivadora.

Isso também condiz com estas teorias bíblico-filosóficas: “Sobre tudo o que deves guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida” (Pv 4:23). “Enganoso é o coração humano, mais do que todas as coisa, e é perverso: quem o conhecerá?” (Jr 17:9) . “O coração tem razões que a própria razão desconhece” (Paschal). "Não deis lugar (brecha, encaixe) ao diabo" (Ef 4:27).

As traduções da Bíblia, apresentam uma mistura (salada terminológica) das palavras coração, mente, alma e espírito. O Apóstolo Paulo ensinou que o ser humano é constituído de três dimensões: corpo (soma); alma (psiquê) e espírito (pneuma) (1Ts 5:23). Há motivações somáticas, psíquicas e espirituais, que, no senso comum reducionista são chamadas apenas de “motivações do coração”.

Segundo a Psicanálise, o que governa e orienta o ser humano não é o consciente psíquico (1Co 2:14,15),  e sim, o inconsciente ou espírito humano (Bíblia). É preciso conhecer as distinções entre motivações do coração (psique - consciente) e motivações do espírito (pneuma-inconsciente). ► Mas, como posso saber distinguir se os motivos que me impulsionam nas ações, atitudes e relações sócio-afetivas interpessoais e que me fazem crer, confessar, louvar e adorar o Deus-Pai, nascem mais da alma (coração/mente-Mt15:8) do que do espírito (pneuma-Jo 4:24)?

  • As pessoas religiosas governadas pelas motivações de alma (emoção e razão) são apenas “convertidas de alma” (Mt 11:28, Sl 103; Jo 4:22); não conhecem a “conversão de espírito” (Mt 11:29; Gl 2:20; 6:14.15). ► Eis a pergunta, que incomoda: “Sou convertido de alma” ou “Sou convertido de espírito”?

  Para entender e responder essa pergunta, transcrevo, abaixo, um trecho do cap. V.4.6, p. 72 do livro: “Evangelho da Glória da Cruz de Cristo” (publicado no site: www.jairogenoma.com.br):

Dois tipos de “crente” – 1Co 2:14-16; 3:1; 3:3.

  1. O crente “mental” (psíquico) - “convertido (só) de alma” (1Co 2:14). Conhece apenas a “conversão meia-volta”, que vira “volta e meia” (só alívios – Mt 11:28; louvor e adoração só de alma-Sl 103; Jo 4:22-24). É o crente carnal que conhece, apenas, a oração reza dirigida ao “Deus que está além das nuvens”; conhece só o “louvor de alma” (Sl 103:1), e adora o que não conhece (Jo 4:22), diante do trono do “deus das emoções” e da “prosperidade material”, mas, não conhece a adoração de espírito do Deus Abba (Paizinho-Gl 4:6; Jo 4:26,27), “Diante do Trono do Cordeiro” (Jo 1:20; 1Pe 1:19-20; Ap 20:11).
  2. O crente “espiritual” - “convertido de espírito” - 1Co 2:15. Experimentou a “conversão reviravolta”, com “troca de jugo” e “reeducação da personalidade” (Mt 11:29). Conhece as realidades espirituais descritas em 1Ts 5:23; Mt 11:29; Jo 3:6: 5:24; Gl 2:20: 6:14. O convertido de espírito pratica boas obras e dá 100% da sua vida (Rm 12:1 e não apenas 10%-dízimo) não para ser salvo e receber bênçãos divinas, mas sim, porque já está salvo e tem à mão tudo que Deus-Abba já deu pelo divino poder (2Pe 1:3). O convertido de espírito é igual ao varão e à árvore descritos no Sl 1:1-3. A pessoa convertida de espírito está crucificada com Cristo (Gl 2:20; 6:14) por isso produz o fruto-ágape (1Co 13; 1Jo 4:18)  e pratica  “adoração de Espírito (Jo 4:23) diante do “Trono de Cristo”, o “Cordeiro” (Jo 1:29; Ap 20:11) que foi imolado pelo Deus-Pai (em primeira instância), logo após surgir o Mal, porém, antes da criação de Adão e Eva e do pecado original (1Pe 1:20; Ap 13:8) para tornar a fraqueza de Deus em poderosa fortaleza (1Co 1:25; 2Co 13:4; Hb 5:2)  e resgatar todo Poder e Autoridade. “Digno é o Cordeiro” (Ap 5:12).

Prof. Jairo Gonçalves- Setembro/2016

  • Motivation (from the Latin movere) is the willpower to move the Subject to achieve the desired Object. This force or energy is born of "emotional stress of needs". The needs are innate (instinctive, reflex) and acquired (learned, reflective).

Every child is born desiring; then, becomes thinking. Therefore, the thesis: "I think, therefore I am" (as Descartes defined the existential consciousness), gave way to another thesis: "I feel, therefore I am" (Paschal - "The heart has its reasons of which reason knows nothing"). "Man is an eternal pilgrim of desire" (Psychoanalysis).

Motivation and desire combined, generate emotional voltage of the needs (energy), which is the "will power" (the strong desire or passion, commonly called horny). Motivation and desire combined move the People (Subject) until it reaches the Object that satisfies their appetites and bring relief from the tensions of needs. When the goal achieved satisfies, the Subject (person) back to idle status (balance); if not satisfied, the Subject experiences the frustration that generates anxiety. If the Subject (person) is weak of spirit, the anxiety turns disease, which, if not handled properly, will lead to depression.

According to the theories of Interactionism (“action between Subject and Object”-Piaget, Wygotsky, Wallon), the largest force that makes the Subject (people) desire and seek the Object (knowledge, satisfaction) comes from within the Subject, and not the external Object. This is consistent with Piaget's thesis: "Strictly speaking, is not the external stimuli that make the subject to act/react", and yes, the quantum of internal fittings the Subject has to these stimuli are attractive, assimilated and become internal energy motivating .

This also corresponds to these biblical and philosophical theories: "Above all else you should keep, guard your heart, for from it flow the issues of life" (Pv 4:23). "Deceitful is the human heart, more than all else, and is wicked: who can know it?" (Jr 17: 9). "The heart has reasons of which reason knows nothing" (Paschal). "Do not give place (gap, fit) to the devil" (Eph 4:27).

Translations of the Bible, are a mixture (terminological salad) of the words heart, mind, soul and spirit. The Apostle Paul taught that the human being consists of three dimensions: body (soma); soul (psyche) and spirit (pneuma) (1Thess 5:23). There are somatic, psychic and spiritual motivations that, in reductionist common sense are just called "heart motivations".

According to Psychoanalysis, which governs and guides the human being is not the psychic conscious (1Cor 2:14,15), but the unconscious or human spirit (Bible). You have to know the distinctions between heart motivations (psyche – conscious- Rm 7:18) and motives of the spirit (pneuma-unconscious-Rm 8:1)).

  • But how do I know tell whether the reasons that drive me in the actions, attitudes and interpersonal socio-affective relations - and make me believe, confess, praise and worship God the Father -, born more of the soul (heart/mind-Mt 15:8) of that the spirit (pneuma-Jn 4:24)?
  • Religious people governed by the motivations of the soul (emotion) are only "converted soul" (Mt 11:28, Psalm 103; John 4:22). They do not know the "conversion spirit" (Mt 11:29; Gl 2:20; 6:14:15). This is the question that bothers: "I am converted soul" or "I am converted spirit"?

To understand and answer this question, I transcribe below an excerpt from the cap. V.4.6, p. 72 of the book "Gospel of the Glory of the Cross of Christ" (published on the site: www.jairogenoma.com.br):

Two types of "believer" (1 Corinthians 2:14-16; 3:1; 3:3-5).

  1. The "mental" believer (psychic) - "converted (only) of  soul" (1Co 2:14). It knows only the "half-back” conversion which becomes "back-half" (only relief - Mt 11:28; praise and worship only soul-Ps 103; John 4: 22-24). It is the carnal believer who knows, only prayer litany addressed to "God who is beyond the clouds"; only knows the "soul of praise" (Psalm 103:1), and loves what he does not know (John 4:22), before the throne of "God of emotions" and the "material prosperity", but does not know worship spirit of God-Abba (Daddy-Gal 4: 6; John 4: 26,27), "before the Throne of the Lamb" (John 1:20; 1 Peter 1:19-20; Rev. 20:11).
  2. The "spiritual" believer - "converted of spirit" (1Co 2:15). He experienced the "radical conversion" with "yoke schange" and "re-education of the personality" (Mt 11:29). He know the spiritual realities described in 1Thes 5:23; Mt 11:29; John 3: 6: 5:24; Gal 2:20, 6:14. The believer that is converted of spirit does good works and give 100% of your life (Romans 12:1 and not only 10% ) not to be saved and receive blessings, but because he is already saved and have at hand all that the God-Abba already given by divine power (2Peter 1:3). The person that is converted of spirit is equal to the man and the tree described in Psalm 1:1-3. The Christian that is converted of spirit is crucified with Christ (Gal 2:20; 6:14) so it produces the fruit-agape (1Co 13; 1John 4:18) and practice "worship Spirit” (John 4:23) before the "Throne of the Lamb" (John 1:29; Revelation 20:11) who was slain by God the Father (first instance), after emerging evil, however, before the creation of Adam and Eve and original sin (1Peter 1:20; Revelation 13:8) to make the weakness of God in mighty fortress (1Co 1:25; 2Co 13:4; Heb 5:2) and redeem all Power and Authority. "Worthy is the Lamb" (Rev. 5:12).

Prof. Jairo Gonçalves- Setembro/2016

Motivación (proviene de movere)  es la fuerza de voluntad que mueve el Sujeto hast lograr el Objecto deseado.  Esta fuerza o energía nace de la tensión emocional de las necesidades. Las necesidades son innatas (instintivas, reflejas) y adquiridas (aprendidas, reflexivas).

Cada niño nace deseante; a continuación, se vuelve pensante. Por lo tanto, la tesis: "Pienso, luego existo" (que Descartes define la conciencia existencial) dio paso a otra tesis: "Siento, luego existo" (Pascual - "El corazón tiene razones que la razón no conoce"). "El hombre es un eterno peregrino del deseo" (Psicoanálisis).

  • La motivación y el deseo conjugados generan la tensión emocional (energía, fuerte desejo o pasión, comúnmente llamado  erección). Motivación e desejo moven el Sujeto hasta alcanzar las metas que satisfacen sus apetitos y traen alivio de las tensiones de las necesidades. Cuando la meta obtenida satisface, el Sujeto volve a estado de equilíbrio (resto); si esta accion no satisface, el Sujeto experiencia frustración que crea ansiedad. Si el Sujeto es débil de espíritu, la ansiedade conduce a la angustia que, se no se maneja adecuadamente, lleva a la depresión.

De acuerdo con las teorías del Interaccionismo (“acción entre Sujeto y Objeto” - Piaget, Wygotsky, Wallon), la fuerza más grande que hace que el deseo buscar el objeto (conocimiento; satisfacción) proviene de dentro del individuo, y no del objeto externo. Esto es consistente con la tesis de Piaget: "En sentido estricto, no es los estímulos externos que hacen que el sujeto actua e reacciona, y sí, la cuantía de los guarnaciones internos del sujeto permiten que estos estímulos  sean asimilados y se conviertan en energía interna motivador.

También está de acuerdo con estas teorías bíblicas y filosóficas: "Sobre toda cosa guardada, guarda tu corazón; porque de él mana la vida” (Pv 4:23). "Engañoso es el corazón más que todas las cosas y perverso: ¿quién lo conocerá?" (Jr 17:9). "El corazón tiene razones que la razón no sabe" (Pascual). "No deis lugar al diablo” (Ef 4:27).

Todas las traducciones de la Biblia hacen una mezcla (ensalada terminológica) las palabras corazón, mente, alma y espíritu. El apóstol Pablo enseñó que el ser humano se compone de tres dimensiones: cuerpo (soma); alma (psique) y el espíritu (pneuma) (1Ts 5:23). Hay motivaciones: somática, psíquica y espiritual que, en el sentido común reduccionista llama sólo "motivaciones del corazón".

De acuerdo con el Psicoanálisis, que gobierna y guía al ser humano no es el psíquico consciente (1Co 2:14,15),  pero, el inconsciente o espíritu humano (Bíblia). Pero, ¿cómo puedo saber las diferencias entre las motivaciones del corazón (psique – consciente-Rm 7:18) y motivos del espíritu (pneuma-inconsciente-Rm 8:1)?.

  • ¿Cómo distinguir si las razones que me mueve en las acciones, las actitudes y las relaciones socio-afectivas interpersonales y que me hacen creer, confesar, alabar y adorar a Dios el Padre, son más del alma (corazón-mente-Mt 15:8) que del espíritu (pneuma-Jn 4:24)?
  • La gente religiosa gobernada por las motivaciones del alma (emoción), sólo es "conviertida del alma" (Mt 11:28, Salmo 103; Juan 4:22): no conoce el " conversión del espíritu" (Mt 1:29; Gl 2:20; 6:14:15). Esta es la pregunta que molesta: " ¿Soy convertido de alma?" o "¿Soy convertido de espíritu"?

Para entender y responder a esta pregunta, transcribo, abajo, un extracto del libro "Evangelio de la Gloria de la Cruz de Cristo (V.4.6, p. 72, publicado en el sitio: www.jairogenoma.com.br):

Hay dos tipos de "creyentes" (1Co 2: 14-16; 3:1; 3:3).

  1. El creyente psíquico (carnal, natural, convertido de alma" - 1Co 2:14). Sólo conoce la conversión media vuelta, que se convierte en "vuelta y media". Sólo conoce las almohadas temporales de alma (Mt 11:28); alabanza y adoración de alma (Sal 103; Juan 4:22-24), delante del trono del Dios de las “emociones" y la "prosperidad material", pero no sabe la adoración de espíritu del Espíritu de Dios-Abba (Papi-Gal 4: 6; Juan 4:22-24), "delante del Trono del Cordero" (Juan 1:20; 1Pe 1:18-20; Ap 20:11).
  2. El creyente "espiritual" – Tiene "la mente de Cristo" (1Co 2:15,16), que experimentó conversión con "cambio de yugo" y "re-educación de la personalidad" (Mt 11:29). Conoce las realidades espirituales descritos en 1Ts 5:23; Mt 11,29; Juan 3: 6: 5:24; Gl 2:20, 6:14. El “convertido de espíritu” hace buenas obras y ofrece 100% de su vida (Rm 12:1 y no sólo el 10% -dízimo) no para ser salvo y recibir bendiciones, pero debido a que ya es salvo y tiene a mano todo lo que Dios-Abba ya ha dado por el poder divino (2Pe 1:3). El convertido de espíritu es igual al hombre y el árbol que se lee en el Salmo 1:1-3. La persona convertida de espíritu es crucificada con Cristo (Gal 2:20; 6:14) por lo que produce el fruto-ágape (1Co 13;1 Juan 4:18) y practicar alabanza e adoración antes del "Trono del Cordero" (Juan 1:29; Ap 20:11) que fue sacrificado por Dios el Padre (primera instancia), después del Mal emergente, pero, antes de la creación de Adán y Eva y el pecado original (1Pe 1:20; Ap 13:8) para transformar la debilidad de Dios en la poderosa fortaleza (1Co 1:25; 2Co 13:4; Hb 5:2) y rescatar todo Poder y Autoridad. "Digno es el Cordero" (Ap 5:12).
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