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EDUCAÇÃO – PRINCÍPIOS BÍBLICO-CIENTÍFICOS FUNDAMENTAIS

EDUCACIÓN - PRINCIPIOS CIENTÍFICOS BÍBLICOS FUNDAMENTALES

EDUCATION - FUNDAMENTAL BIBLE-SCIENTIFIC PRINCIPLES

(Prof. Dr. Pr. Jairo Goncalves) – BH-13/Junho/2020.

A palavra Educação vem de dois termos latinos: educatio (alimentar; amamentar) e educere (tirar de dentro; liberar; libertar; inter-agir). Os significados desses dois termos latinos contrapõem Método, Conteúdo e Objetivo da Educação que aprisiona e atrofia, praticada na maioria dos Lares e Escolas.

Os Fundamentos Bíblico-Científicos da Educação que Alimenta e Liberta, são:

  1. IDADE: Gestação e Amamentação são os períodos básicos de formação e desenvolvimento das estruturas  fundamentais do raciocínio verbo-nominal, lógico-matemático e ético-espiritual. Nesses períodos estão abertas as principaisjanelas de oportunidade” que se fecham, definitivamente, aos 5/6 anos de idade. Razão porquê o primeiro e mais importante de todos os Ministérios é cuidar da mulher grávida e da lactante (Oséias 2:2-6; Sal. 51:5; Apoc. 12:4b; Sl 8:2), para que o Bebê se forme e se desenvolva sem fragilidades, com Corpo (soma), Alma (psique) e Espírito (pneuma), integralmente sadios (1Ts 5:23). A Criança criada e educada com Conteúdo (Cultura), Método (Caminho) e Objetivo (Vida), até quando for idosa não se desviará deles (Prov. 22:6 - sejam eles adequados ou desviantes). “É da boca (da mãe) do Bebê que Deus-Abba tira força para calar o inimigo e o vingativo (Sl 8:2), que são: 1) “Vozes e Imagens Familiares” do inconsciente coletivo (Memória Remota e Infantil), conforme a Psicanálise; 2) “Mal-dicções Hereditárias”, isto é, partículas de espíritos de enfermidades malignas familiares herdadas (que formam o espírito humano), conforme indicações Bíblicas (Gn 3:17-19; Êx 20:5; Dt 23:2; LmJr 2:20; 5:7,10,16; Ez 16:3,4). Daí, a necessidade do preventivo “teste do pezinho” (Médico, Psicológico e Espiritual).
  2. CONTEÚDO: Herança Cultural dos pais e avós, que está no sangue. Cultura significa: Cultivo e Culto. Trata-se da Lei da Hereditariedade, (Ex 20:5; Sal 51:5; Jr 17:9; LmJr 5:7,10,16; Rm 3:23; 6:23; 7:18; 2Co 12:7), que é imutável e inexorável, e governa a Gestação, Amamentação e Educação de Berço (Sl 51:5; Sl 8:2; Pv 22:6; Ap 12:4).
  3. MÉTODO: Caminho (Gr.:metá+òdos); processo interativo para se chegar ao Objetivo. Pais e Escolas, em geral, usam o método behaviorista do Condicionamento Clássico e Operante que, embora seja apropriado para domesticar animais, é inadequado para Educação Humana. O melhor Método para desenvolvimento completo do raciocínio lógico é o método histórico crítico dialético; e o método mais adequado para Educação Social Libertadora é o Método Construtivista Sócio-Interacionista (teorias e descobertas de H.Wallon, J.Piaget, L.Vygostsky e P.Freire):o Conhecimento não vem (de dentro) do Sujeito, nem do Objeto (de fora), mas da complexa interação (ação entre) Sujeito e Objeto (S↔O). Sobre as Origens do Universo, da Terra, do Homem e do Conhecimento, a Bíblia declara: “No Princípio, o Verbo-Ação(João 1:1; Goethe-Fausto).
  4. OBJETIVO: Vida Plena; Sociedades justas e fraternas. O Método adequado lembra o significado bíblico-científico de “pecado”: “errar o alvo”, porque o motivo, objetivo e caminho (trajeto) são desviantes do Propósito Divino original: Deus-Abba criou Adão e Eva sexuados para formar a Família Divina (Ef 3:15).

Jesus Cristo-Cordeiro declarou: “Eu sou o Caminho (Método), a Verdade (Conteúdo) e a Vida(Objetivo) (João 14:6).

(Nota: Na Clínica da Alma e do Espírito da Missão Vidas, usamos o “Projeto Genoma – Psicopedagógico e Bíblico[inclui o “Teste do Pezinho] para “Cura e Libertação da Criança e da Família”, que está no Livro: “Psicopedagogia Divina Construtivista – Educação Integral Geratriz”, e em vários artigos, escritos em 3 idiomas, publicados e oferecidos gratuitamente no Site-guerreiro [Mt 10:34]: https://www.jairogenoma.com.br).

(Prof. Dr. Pr. Jairo Goncalves) - BH-June,13 / 2020.

The word Education comes from two Latin terms: educatio (to feed; to breastfeed) and educere (to take out of; to liberate; to release; to redeem; to interact). The meanings of these two Latin terms contrast the Method, Content and Objective of Education that imprisons and atrophies, practiced in most Homes and Schools.

The Biblical-Scientifics Foundations of Education that Feed and Liberate, are: Age, Content, Method and Objective.

1) AGE: Pregnancy and Breastfeeding are the basic periods of formation and development of the fundamental structures of reasoning verbal-nominal, logical-mathematical and ethical-spiritual. During these periods, the mainwindows of opportunity” are open, which are definitely closed at 5/6 years of age. Reason why the first and most important of all the Ministries is to take care of the pregnant and lactating women (Hosea 2:2-6; Ps. 51:5; Rev. 12:4b; Ps 8:2), so that the Baby form and develop without weaknesses, with Body (soma), Soul (psyche) and Spirit (pneuma), wholly healthy (1Ts 5:23). The Child created and educated with Content (Culture), Method (Way) and Objective (Life), even when he is old will not deviate from them, whether they are appropriate or deviant (Prov. 22:6). “It is from the mouth (mother's) of the Baby that Deus-Abba draws strength to silence the enemy and the vindictive(Ps 8:2), which are: 1) “Family Voices and Images” of the collective unconscious (Remote and Infant Memory) , according to Psychoanalysis; 2) “Hereditary Curses”, that is, particles of spirits of inherited malignant diseases (which form the human spirit), according to Biblical indications (Gen. 3:17-19; Ex 20:5; Deut 23:2; LmJr 2:20; 5:7,10,16; Eze 16:3,4). Hence, the need for the preventive “little foot test(Medical, Psychological and Spiritual).

2) CONTENT: Cultural Heritage of parents and grandparents, which is in the Blood. The word Culture means: Cultivation and Worship. This is the Law of Heredity (Ex 20:5; Ps 51:5; Jer 17:9; LmJr 5:7,10,16; Rm 3:23; 6:23; 7:18; 2Co 12:7), which is unchanging and inexorable, and governs Pregnancy, Breastfeeding and Cradle Education (Ps 51:5; Ps 8:2; Pv 22:6; Rev. 12:4b).

3) METHOD: Way/Path (Gr.:metá+òdos). Interactive process to reach the Goal. Parents and Schools, in general, use the behaviorist method of Classical and Operant Conditioning which, although appropriate for domesticating animals, is unsuitable for Human Education. The best method for the complete development of logical reasoning is the dialectical critical historical method; and the most suitable method for Liberating Social Education is the Socio-Interactionist Constructivist Method (theories and discoveries of H.Wallon, J.Piaget, L.Vygostsky and P.Freire):The  Knowledge does not come (from within) the Subject, nor (from the outside)of the Object, but of the complex interaction (action between) Subject and Object (S↔O). Regarding the Origins of the Universe, Earth, Man and Knowledge, the Holy Bible declares: “In the Beginning, the Action Word(John 1:1; Goethe-Faust).

4) OBJECTIVE: Full Life; Just and Fraternal Societies. The appropriate Method recalls the biblical-scientific meaning of “sin”: “to miss the mark”, because the reason, objective and path (way) are deviants from the original Purpose: God–Abba created sexualized Adam and Eve to form the Divine Family (Eph 3:15).

Jesus Christ-Lamb declared: "I Am the Way (Method), the Truth (Content) and the Life (Objective)(John 14:6).

(Note: At the Soul and Spirit Clinic of Life Mission, we use the “Genome Project - Psychopedagogical and Biblical” [includes the preventive “Foot Babys Test”) for “Healing and Liberation of the Child and Family”, which is in the Books and several articles, written in 3 languages, published and offered free of charge on warrior-Site [Mt 10:34]: https://www.jairogenoma.com.br).

(Prof. Dr. Pr. Jairo Goncalves) - BH-13/Junio/2020.

La palabra Educación proviene de dos términos latinos: Educatio (alimentar; amamantar) y Educere (sacar; liberar; liberar; actuar). Los significados de estos dos términos latinos contrastan con el Método, Contenido y Objetivo de la Educación que encarcela y atrofia, practicado en la mayoría de los Hogares y Escuelas.

Los Fundamentos Bíblico-Científicos de la Educación que alimenta y libera, son: Edad, Contenido, Método y Objetivo.

1) EDAD: Gestación y Lactancia son los períodos básicos de formación y desarrollo de las estructuras fundamentales del razonamiento verbal-nominal, lógico-matemático y ético-espiritual. Durante estos períodos, las principales "ventanas de oportunidad" están abiertas, pero que, definitivamente, están cerradas a los 5/6 años de edad. Razón por la cual el primer y más importante de todos los Ministerios es cuidar a la mujer embarazada y lactante (Oseas 2:2-6; Sl 51:5; Ap 12:4b; Sl 8: 2), para que el Bebé formarse y desarrollarse sin debilidades, con Cuerpo (soma), Alma (psique) y Espíritu (pneuma), totalmente saludables (1Ts 5:23). El Niño creado y educado con Contenido (Cultura), Método (Camino) y Objetivo (Vida), incluso cuando sea viejo, no se desviará de ellos, si son apropiados o desviados (Pv. 22:6). "Es de la boca (de la madre) del Bebé  que Dios (Abba) saca fuerzas para silenciar el enemigo y el vengativo" (Sal 8:2), que son: 1) "Voces e Imágenes familiares" del Inconsciente Colectivo (Memoria remota e infantil) , según el Psicoanálisis); 2) "Mal-diciones Hereditarias", es decir, partículas de espíritus de enfermedades malignas parientes, que forman el espíritu humano, de acuerdo con las indicaciones Bíblicas (Gn 3:17-19; Ex 20:5; De 23:2; LmJr 2:20; 5:7,10,16; Eze 16:3,4). De ahí, la necesidad de la "Prueba de pie de Bebépreventiva: prueba médica, psicológica y espiritual.

2) CONTENIDO: Patrimonio Cultural (de Padres y Abuelos), que está en la Sangre. La palabra Cultura significa: Cultivo y Culto-Adoración. Esta es la Ley de Herencia, (Ex 20:5; Sal 51:5; Jer 17: 9; LmJr 5:7,10,16; Rm 3:23; 6:23; 7:18; 2Co 12:7), que es inmutable e inexorable, y rige el embarazo, la lactancia y la educación de la cuna (Sl 51:5 Sal 8:2; Pv 22:6).

3) MÉTODO: Camino (Gr: metá+òdos); proceso interactivo para alcanzar el Objetivo. Los Padres y las Escuelas, en general, utilizan el Método Conductista de Condicionamiento Clásico y Operativo que, aunque es apropiado para domesticar animales, no es adecuado para la Educación Humana. El Método Histórico Crítico Dialéctico es el mejor para el desarrollo completo del razonamiento lógico; y para la Educación Social Liberadora es el método Constructivista Socio-Interaccionista (teorías y descubrimientos de H.Wallon, J.Piaget, L.Vygostsky y P.Freire), porque el Conocimiento no nasce desde adentro del Sujeto, ni del Objeto, pero, nace a partir de la interacción compleja (acción entre) Sujeto y Objeto (S↔O). Con respecto a los orígenes del Universo, la Tierra, el Hombre y el Conocimiento, la Biblia declara: "En el Principio, el Verbo-Acción" (Juan 1:1; Goethe-Fausto).

4) OBJETIVO: Vida Plena; Sociedades justas y fraternas. El Método apropiado recuerda el significado bíblico-científico de "pecado": "errar el Objetivo", porque el Motivo, el Objetivo y el Método son desviados del Propósito Divino Original: Dios-Abba  creó a Adán y Eva sexualizados para formar la Familia Divina (Ef 3:15).

Jesucristo-Cordero declaró: "Yo soy el Camino (Método), la Verdad (Contenido) y la Vida" (Objetivo) (Juan 14:6).

(Nota: En la Clínica del Alma y Espíritu de La Mission Vidas, utilizamos el "Proyecto Genoma - Psicopedagógico y Bíblico" [incluye la "Prueba del pie del Bebê), para "Curación y Liberación del Niño y la Familia"; que está en el Libro: " Psicopedagogia Divina Construtivista - Educação Integral Geratriz ” y en varios artículos, escritos en 3 idiomas, publicados y ofrecidos gratuitamente en Site-guerreiro [Mt 10:34]: https://www.jairogenoma.com.br).

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