ARTIGOS

PSICOPEDAGOGIA

190000

GRAVE ENGANO NAS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO/BR

ERROR GRAVE EN REFORMAS DE LA EDUCACIÓN MEDIA / BR

GRAVE MISTAKE IN REFORMS OF THE MIDDLE EDUCATION/BR

Prof. Dr. Jairo Goncalves (24/09/2016)

Após 35 anos de prática, como professor psicopedagógico (PUC/Minas e UNIPAC) e de estudos e pesquisas científicas sobre o "fracasso escolar brasileiro", posso indicar o grave  equívoco que o MEC está cometendo ao projetar mudanças no Ensino Médio  para torná-lo mais eficaz e mais atrativo para os estudantes.

Segundo a Psicogenética Sócio-Interacionista (Vygostski, Piaget, Wallon), as principais "janelas de oportunidade" para formação das estruturas psicomentais fundamentais (responsáveis pela otimização de todas as futuras "aprendizagens específicas") se fecham para sempre aos 6/7 anos de idade (duas outras se fecham aos 10 anos).

Em síntese: a formação e desenvolvimento fundamentais das inteligências: emocional; lógico-moral, lógico-verbal e lógico-matemática (responsáveis para alcance da titulação acadêmica de "doutor") acontecem no período infantil de 0 a 10 anos de idade. (Está escrito até na Bíblia: Provérbios 22:6; Sal. 8:2).

Isso significa que, para tornar qualquer aprendizagem escolar mais EFICAZ  e ATRAENTE é preciso investir na formação e desenvolvimento básico do Aluno-Família (competência para aprender) e não no Professor-Escola (competência para ensinar). ► Não basta ensinar bem para quem entende mal. (Papagaio aprende a falar, mas continua papagaio. A mula do profeta Balaão recebeu dois dons espirituais e continuou mula-Nm 22:23; Sl 32:9).

  • No Brasil, essas verdades não são conhecidas, não são divulgadas, nem são praticadas pelos gestores da Educação porque não trazem benefícios político-econômicos imediatos.

Nota: Mais explicações sobre o assunto estão no meu livro: "Psicopedagogia Divina Construtivista - Educação Integral Geratriz", com destaque para os artigos: 1) “PROJETO GENOMA PSICOPEDAGÓGICO” (p. 65); 2) “ARITMÉTICA NÃO É MATEMÁTICA” (p.79 - que explica porque Governo e Povo brasileiros vivem “pedalando”:endividados); 3) “DO FRACASSO DO ENSINO FUNDAMENTAL ÀS ILUSÕES DO ENSINO SUPERIOR” (p.81- que explica porque, em geral. os estudantes universitários são analfabetos funcionais). Livro e artigos publicados no meu site revolucionário: www.jairogenoma.com.br.

Respeitosamente,                                         

Prof. Jairo.

(Prof. Dr. Jairo Goncalves –Septiember,24/2016).

After 35 years of practice as a teacher psychopedagogic (PUC/MG and UNIPAC) and studies and scientific research on the "Brazilian school failure" can indicate serious misconception that the MEC is committing to design changes in “Hight School” to make it more effective and more attractive for students.

According to Psychogenetic Socio-interactionist (Vygostski, Piaget, Wallon), the main "windows of opportunity" for the formation of fundamental psychomental structures (responsible for optimizing all future "specific learning") close forever to 6/7 years age (two other close to 10 years). In short: the formation and development of fundamental intelligences: emotional; logical-moral, logical-verbal and logical-mathematical (responsible for reaching the academic title of "doctor") take place in the infantile period from 0 to 10 years old. (It is written up in the Bible: Proverbs 22:6; Ps 8:2).

This means that to make any school learning more effective and attractive we need to invest in eduction and development base of the Student-Family (ability to learn) and not in Professor-School (ability to teach). ► Do not just teach well for those who misunderstands. Parrot learns to talk, but still parro. The prophet Balaam's mule received two spiritual gifts and continued mule (Nm 22:23; Ps. 32:9).

  • In Brazil, these truths are not known, are not disclosed, nor are practiced by managers of Education because they do not bring immediate political and economic benefits.

Note: Further explanation on the subject are in my book: "Divine Constructivist Psychology - Integral Education Generator", highlighting the articles: 1). "GENOME PROJECT Psicopedagógico" (p 65); 2) "ARITHMETIC NOT MATH" (p.79 - which explains why Brazilian Government and people live "pedaling": debt); 3) "OF THE FAILURE OF BASIC EDUCATION TO HIGHER EDUCATION ILLUSIONS" (p.81- which explains why, in general. College students are functionally illiterate). Book and articles published on my revolutionary site: www.jairogenoma.com.br.

(Prof. Dr. Jairo Goncalves-24/Sept/2016).

Después de 35 años de práctica como Profesor psicopedagógico (PUC/MG y UNIPAC) y los estudios y la investigación científica sobre el "Fracaso Escolar Brasileño" puedo indicar grave error que el MEC/BR se compromete a los cambios em “Ensino Médio” para que sea más eficaz y más atractivo para los estudiantes.

De acuerdo con la Psicogenética Socio-Interaccionista (Vygostski, Piaget, Wallon), las principales "ventanas de oportunidad" para la formación de las estructuras psicomentales fundamentales se cierran para siempre hasta 7-10 años de idad. Estos estructuras son responsables por la optimización de todas las futuras aprendizajes). En resumen: la formación y el desarrollo fundamentales de las inteligências: emocional; lógico-moral, lógico-verbal y lógico-matemática se producen em lo período infantil de 0 a 10 años y son responsables de la consecución del título académico de "doctor”(defensa de tesis).

Esto significa que para hacer cualquier aprendizaje más eficaz y atractivo necesitamos invertir más recursos en la formación y desarrollo de base de Estudiantes-Familia (capacidad de aprender) y no en el Professor-Escuela (capacidad de enseñar). ► No se limite a enseñar bien para aquellos que entienden malo. Loro aprende a hablar, pero, sigue siendo loro. La mula del profeta Balaam recibió dos dones espirituales y continuó burro (Números 22:23; Sal. 32:9).

  • En Brasil, estas verdades no son conocidas, no se dan a conocer, ni son practicadas por los administradores de la Educación, ya que no traen beneficios políticos y económicos inmediatos.

Nota: Explicaciónes más amplias sobre el tema están en mi libro: " Psicopedagogía Divina Constructivista - Educación Integral Generador”, com destaque para os artículos: 1) “Proyecto Genoma Psicopedagógico” (p.65); 2)“La Aritmética no es Matemática" (p.79 - lo que explica por qué Gobierno y Pueblo de Brasil viven a "pedalear", en deudas); 3) "Del Fracaso de la Educación Básica Hasta las Ilusiones  de la Educación Superior”(p. 81-lo que explica por qué, en general, los estudiantes universitarios son analfabetos funcionales).

Voltar